quinta-feira, 16 de abril de 2015

Deck de Madeira em Garapeira


Escolhida muitas vezes por arquitetos e designers, por sua cor atraente e baixa retenção de calor. O custo beneficio de um Deck de Madeira confeccionado em Garapeira vai longe.
O mercado europeu, tido como um mercado que se preocupa com materiais duradouros e beleza, vem adotando cada vez mais nos Deck de Madeira a Garapeira, onde é conhecida por Brazilian Ash.
Quando exposta a luz ultravioleta a Garapa assume uma cor marron-dourada ficando sempre com uma coloração de Madeira que foi recém-instalada dando um ar de novo para o Deck de Madeira.
A Iron Woods http://ironwoods.com/garapa-decking/ forte atuante no mercado americano na construção de Decks de Madeira vem utilizando com larga frequência a “Brazilian Ash” por conhecer seus benefícios de durabilidade, acabamento e beleza. Ideal para ambientes externos como Decks de Piscinas, Decks de Jardins e Decks para Restaurantes. Em depoimento um cliente diz:
“Quando eu queria trocar o Deck de Cumaru pela garapeira eu pensei em meu filho pequeno, que se queixava que  quando fazia sol o Deck de Madeira ficava muito quente e ele não podia brincar em cima do Deck de Madeira, então quando fiz troca pela Garapeira meu filho não se queixa mais sobre isso e o Deck de Garapeira se tornou o lugar favorito para ele brincar”
Esse foi um dos motivos que levaram os engenheiros responsáveis pela reforma do Deck de Madeira da Tybee Island adotar o uso da Garapeira em todo Deck da Ilha.
            Em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais e as demais da nossa região o reflexo da utilização da Garapeira como matéria prima para confecção de um Deck de Madeira trás benéficos ainda maiores, tendo em vista que no ano de 2014 atingimos temperaturas médias jamais imagináveis. Trazendo a nossa realidade o pensamento de que podemos fazer algo pra trazer ainda mais conforto ao ter um Deck de Madeira sob nossos pés.

Abaixo Dados Técnicos sobre a Garapeira:


Nome científico 
Apuleia Ieiocarpa (Vog.) Macbr. 

Família 
Leguminosae-Caesalpiniaceae 

Nomes comerciais 
BRASIL: garapa, garapeira, muirajuba, muiratauá, amarelinho, gema-de-ovo, grápia, jataí-amarelo, garapa-amarela, cumarurana e barapibo.

Origem 
Ocorre da Bahia até Região Sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Uma outra espécie, muito semelhante, A . mofaris ocorre na Amazônia, principalmente no Estado do Pará. 

Madeira 
Moderadamente pesada( densidade 0.83 g/cm3 ), dura, fácil de trabalhar, de longa durabilidade.
Característica gerais 
Madeira pesada; cerne variando do bege-amarelado ou amarelo levemente rosado, até ao róseo-acastanhado, uniforme; alburno diferenciado, branco-amarelado; textura média; grã irregular para revessa; superfície lustrosa e lisa ao tato; cheiro e gostos imperceptíveis.

Característica morfológicas 
Altura de 25-35 m, com tronco de 60-90 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, de 5-11 folíolos de 5-13 cm de comprimento.

Trabalhabilidade 
Madeira considerada fácil de ser trabalhada. Recebe bom acabamento.

Durabilidade 
Fácil com tendência a pequenas deformações e rachaduras.A madeira de GARAPA, em ensaios de laboratório, demonstrou ter resistência moderada ao apodrecimento e baixa resistência ao ataque de cupins de madeira seca. 

Preservação 
A madeira de GARAPA, em ensaios de laboratório, quando submetida à impregnação sob pressão, demonstrou ser de baixa permeabilidade às soluções preservantes.

Usos 
A madeira de GARAPA, por ser pesada, de durabilidade natural moderada, de resistência mecânica entre média e alta, é indicada para construção de estruturas externas, dormentes, postes estacas, mourões, carrocerias; em construção civil, como vigas, caibras, ripas, tábuas e tacos para assoalhos; marcos de portas e janelas etc.; barris de cerveja, cabos de ferramentas; construções navais, como estruturas, quilhas etc.


Usos interessantes 
A árvore quando cresce isoladamente adquire copa frondosa e pode ser usada no paisagismo em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário